O Centro Cultural Casa Gamela, iniciou o projeto “Escola-Galeria” que tem como objetivo de promover o contato de estudantes rede pública municipal com obras de artes visuais e plásticas de artistas locais e regionais em sua Galeria de Arte, A Galeria Gamela.
Os aluno do Centro de Ensino São José de Ribamar, conhecido como, Vieira, foram os primeiros contemplados pelo projeto. Acompanhados da Curadora da casa, Srª Alessandra Teixeira, e juntamente com os seus respectivos professores de artes e matérias relacionas, como História, filosofia, acompanharam os alunos num passeio movido a muita curiosidade e imaginação. A Visita foi realizada nos dois turnos e contou com um número expressivo de estudantes, todos com os cuidados necessários.
Os alunos tiveram a oportunidade de presenciar obras dos artistas em exposição coletiva com o título Diálogos sobre o tempo, onde três gerações de artistas ribamarenses apresentam sua arte: o decano João de Deus, que a trinta anos inspira o fazer cultural em Ribamar, apresenta seu olhar sobre o período da pandemia e seus impactos sobre cada um de nós, mesmo nos aspectos que preferimos seletivamente ignorar; Uendell Rocha lança um olhar poético sobre as quebradeiras de coco, em sua lida diária e cíclica, que respeita o tempo da natureza; Hugo Alves mostra sua ancestralidade pulsante e seu respeito pelo corpo resistência, pelo corpo em busca de sua identidade e história; já Namíbya Aick revela a poesia da construção de suas memórias esculpidas pelo tempo… Cada um a seu modo, nos fazem refletir sobre nossos próprios universos particulares de afeto e tempo.
A Galeria Gamela está incorporada ao Centro de Cultura Casa Gamela, que contará, além da galeria, com atividades de dança, teatro, capoeira, artesanato, oficinas de artes plásticas e visuais, ateliê infantil, clinica social de psicologia, e consultoria jurídica. Além de uma lojinha onde são disponibilizadas peças da artesã e artista visual Cinthya Ferreira, do ateliê Linhas e cores, também de São José de Ribamar.
Os alunos do “Viera” também aproveitaram para tomar um café e bater um papo com os gestores da casa, o Sr. Valberlúcio Pereira e a Srª Alessandra Teixeira, que além de curadora é idealizadora do projeto do Centro de cultura sobre os processos que originaram a existência e dos principais objetivos e atividades da casa
Os agendamentos podem ser realizados pelos seguintes telefones:
(98) 98601 0406
(98) 3199 – 0815
Ou pelo e-mail
casagamelasjr@gmail.com
Deixar um comentário