Na manhã desta quinta (15) deu-se a plenária par aprovação do Regimento e eleição dos 06 membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC). A eleição deu-se num momento muito importante para “startar” uma série de demandas que vinham se acumulando ao longo dos anos para o planejamento de políticas de cultura. Prestes a ser disponibilizado para a sociedade a Lei Paulo Gustavo e a segunda chamada da Aldir Blanc, a cidade passa a se preparar e ter seu próprio órgão, normativo, consultivo , fiscalizador e deliberativo que auxiliará a traçar metas do Município para os próximos 02 anos em conjunto com a Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e lazer, hoje sob o comando de André Cruz, Engenheiro e ator, que vem ganhando a simpatia dos fazedores de cultura e instituições .

Os desafios são grandes, haja vista que um das responsabilidade é a criação do plano Municipal de Cultura, que tem como pilar, servir de orientação para as futuras ações

Representates da sociedade civil que prestigiaram o evento da esq. para direita. Mestre Ubiraci santos (capoeira); karliana de Jesus (capoeira); Alessandra Teixeira (Curadora de arte); Uendell Rocha (Artista plástico); Valberlúcio Pereira (Produtor Cultural), Codó (capoeira) e Marcele (capoeira)

A eleição para o biênio 2022 e 2024 foi realizada no auditório da Semtur. Mesa é composta por doze pessoas, sendo seis servidores do Poder Executivo e seis membros da sociedade civil.

Para o artista Uendell Rocha, essa é uma forma direita de saber o que acontece no meio cultural. “A gente vai ter oportunidade de falar, fiscalizar e entender. O nível da cultura de nossa cidade está melhor”, destacou. Esteve participando integrantes do Instituto Gamela, que vem articulando para lançar ainda este ano O centro Cultural Gamela, que promoverá a produção de bens e serviços artísticos e culturais, como espetáculos de Dança, Teatro, Capoeira, Palestras , Seminários , encontros além da abertura de uma Galeria de artes visuais e plásticas visando a abertura de mercado interno e externo, tanto a nível nacional como internacional.

Além dos servidores de várias secretarias, a diretoria é formada com representantes de entidades do patrimônio imaterial, classes de produtores, produção e comercialização de artesanato, música, artes plásticas ou cênica e artes visuais ou cênica.

Confira a lista da mesa diretora do CMPC

Administração pública

André Luís de Oliveira Cruz

James Luís Santos Ferreira

João Marcos Santana Correia

Adriana Chaves Trindade Monteiro

Jhefferson Felipe Reus Frazão

Marinês Mendes Nascimento

Sociedade Civil

Wesley Kissinger Santos da Costa

Cleildo Rodrigues dos Santos

Professor Werlys de Jesus Cunha Santos

Valberlúcio Pereira Brito

Uendell Rocha

Luís Fernandes Neves Azevedo

fonte: os editores